bioethic

bagaços agrícolas

Entre as principais matérias-primas utilizadas na fabricação dos nossos produtos estão os bagaços agrícolas. O bagaço é o material residual (o resíduo, ou a polpa) após o processamento de um fruto ou de um vegetal. Embora possa servir outros propósitos, muitas vezes esse resíduo é desperdiçado. A nossa gama de utensílios de mesa sustentáveis é feita, por exemplo, a partir do aproveitamento do bagaço de cana-de-açúcar remanescente da produção do açúcar. Desta forma damos ao material um último propósito antes de retornar à terra através da compostagem. Esta prática ajuda a reduzir as emissões de CO2 que de outra forma seriam libertadas através do habitual processo de queima do material restante da cana-de-açúcar. 

 

CPLA

A nossa gama de talheres é produzida a partir de plantas e 100% compostável. Para o seu fabrico é utilizado o cpla (crystallized poly lactic acid) que é um derivado do pla, um poliéster extraído do amido de milho e que serve de base para a produção dos bioplásticos. O cpla é um material inofensivo, livre de químicos e toxinas, resistente, e capaz de suportar altas temperaturas (85ºC) sem se deformar. Todos os produtos feitos de cpla podem, no fim da sua vida, ser reciclados ou compostos num aterro de compostagem. Recomendamos, no entanto, a reutilização dos nossos talheres! Para isso basta lavá-los á mão, secá-los muito bem e guardá-los em ambiente seco.

fibra de trigo

O processo de fabrico de produtos compostáveis a partir da palha do trigo é muito semelhante ao dos bagaços agrícolas. A palha, um subproduto do trigo, é o caule que sobra após a colheita do trigo. A palha do trigo é transformada em polpa, e essa polpa pode ser usada para criar produtos de fibra moldada. Esta fibra é forte e duradoura e funcionará da mesma forma, se não melhor, do que os recipientes de plástico, mas sem os efeitos colaterais ambientais prejudiciais.

A palha de trigo e os bagaços agrícolas são materiais residuais recuperados. Quando convertidos em fibra e outros produtos biodegradáveis e compostáveis, esses recursos naturais anteriormente desperdiçados encontram uma nova vida.