Biodegradável é tudo o que se degrada de maneira natural, e através da acção de microrganismos tais como algas, fungos ou bactérias. No entanto, o processo completo da biodegradação pode ocorrer num período de dias ou em milhares de anos e deixar atrás de si um rasto contaminante de químicos e altos níveis de toxicidade. O plástico, por exemplo, é um material não biodegradável que depois de descartado se mantém no meio ambiente durante séculos sem se decompor completamente.
Os produtos compostáveis são também biodegradáveis, mas todo o seu processo de degradação, que pode variar apenas entre um e seis meses, é rápido e altamente benéfico para o meio ambiente. Durante o período de decomposição destes produtos de origem vegetal - estando reunidas condições ideais de temperatura, humidade, oxigénio e agentes biológicos - gera-se um material orgânico muito rico em nutrientes para o solo, um composto, que pode ser utilizado para jardinagem e hortas. A compostagem propicia assim um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando a sua acumulação em aterros.
As reivindicações de produtos relativas à sua compostabilidade ou a sua proveniência de recursos renováveis são geralmente difíceis de verificar pelo consumidor. Os rótulos de certificação são atribuídos por terceiros, independentes, como por exemplo o rótulo de compostabilidade EN 13432.
A certificação garante que o produto pode ser compostado industrialmente e que os seus componentes são compostáveis tais como as suas cores, colas, etc.
A certificação de acordo com o EN 13432 abrange:
Todos estes 4 testes, devem ser aprovados para o mesmo material e devem ser conduzidos por laboratórios certificados.
A certificação garante a segurança e a veracidade do produto, tornando-o mais transparentes para o consumidor final.