bioethic

biodegradável vs compostável

Biodegradável é tudo o que se degrada de maneira natural, e através da acção de microrganismos tais como algas, fungos ou bactérias. No entanto, o processo completo da biodegradação pode ocorrer num período de dias ou em milhares de anos e deixar atrás de si um rasto contaminante de químicos e altos níveis de toxicidade. O plástico, por exemplo, é um material não biodegradável que depois de descartado se mantém no meio ambiente durante séculos sem se decompor completamente.

Os produtos compostáveis são também biodegradáveis, mas todo o seu processo de degradação, que pode variar apenas entre um e seis meses, é rápido e altamente benéfico para o meio ambiente. Durante o período de decomposição destes produtos de origem vegetal - estando reunidas condições ideais de temperatura, humidade, oxigénio e agentes biológicos - gera-se um material orgânico muito rico em nutrientes para o solo, um composto, que pode ser utilizado para jardinagem e hortas. A compostagem propicia assim um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando a sua acumulação em aterros.

certificações

As reivindicações de produtos relativas à sua compostabilidade ou a sua proveniência de recursos renováveis ​​são geralmente difíceis de verificar pelo consumidor. Os rótulos de certificação são atribuídos por terceiros, independentes, como por exemplo o rótulo de compostabilidade EN 13432.

A certificação garante que o produto pode ser compostado industrialmente e que os seus componentes são compostáveis tais como as suas cores, colas, etc.

A certificação de acordo com o EN 13432 abrange:

  • Teste químico: divulgação de todos os constituintes, os valores limite para metais pesados ​​devem ser respeitados.
  • Biodegradabilidade em condições de compostagem controladas (consumo de oxigénio e produção de CO2): Deve ser provado de que pelo menos 90% da matéria orgânica é convertida em CO2 em 6 meses.
  • Desintegração: Após 3 meses de compostagem e subsequente peneiração, não mais do que 10% de resíduos podem permanecer, em comparação com a massa original.
  • Teste de ecotoxicidade: Exame do efeito do composto resultante no crescimento da planta (teste agronómico).

Todos estes 4 testes, devem ser aprovados para o mesmo material e devem ser conduzidos por laboratórios certificados.

A certificação garante a segurança e a veracidade do produto, tornando-o mais transparentes para o consumidor final.

certificações e características dos nossos produtos